“Foi um choque.” Cátia Mariline é a nova ilustradora dos livros “Uma Aventura”
A ilustradora sempre trabalhou no universo mangá e já ganhou diversos prémios no Japão
Corpo do artigo
Uma Aventura na Curva do Rio é o mais recente livro da coleção iniciada por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada há 43 anos. A obra, lançada no passado dia 8 de abril, é a primeira sem a ilustração de Arlindo Fagundes, falecido em janeiro deste ano.
O livro teve a ilustração de Cátia Mariline, uma artista conhecida na área da ilustração e banda desenhada por Kachisou.
Em declarações à TSF, a artista explicou que a oportunidade surgiu após ter recebido uma chamada do editor. “O meu editor ligou-me e disse-me que os editores de Uma Aventura estavam a procurar ilustradores, e perguntou se eu estava interessada. Fiquei surpreendida. O meu editor convenceu-me a aceitar. Foi um choque. Eles ligaram-me e começámos a trabalhar juntos”, revelou Mariline.
A ilustradora dedicou toda a vida ao universo mangá, bandas desenhadas ou romances gráficos originários do Japão, país onde já conquistou diversos prémios e nomeações. Cátia Mariline adiantou que mudar de um mundo para o outro foi “mais ou menos fácil".
E prosseguiu: "Tive de ver o trabalho do Arlindo [Fagundes], que tinha um estilo bastante único. Mas como é a preto e branco, e eu como estou habituada a fazer a preto e branco, não foi tão difícil nesse aspeto. O mais difícil de tudo foi o personagem João. Eu tive de desenhar os personagens para o meu estilo, mas também ter a essência do Arlindo. Então, o mais complicado foi o personagem João. Eu não estava a conseguir chegar lá. As autoras já me estavam a tentar ajudar. Mas o chip trocou sozinho. Não é tão diferente do estilo que costumo fazer.”
Para a autora, este é um novo desafio na carreira. Sair da zona de conforto já era um objetivo antigo. “De uma forma engraçada, fiquei com uma cara de Pikachu, aquele meme que fica surpreendido durante uma hora. O meu cérebro não queria aceitar essa grande notícia. Mas, antes disso, eu já tinha pensado, este ano, experimentar estilos diferentes, tentar sair da minha zona de conforto e desafiar-me a fazer coisas diferentes”, reconhece a nova ilustradora dos livros Uma Aventura.
Ainda assim, Kachisou não deixou de lado os projetos pessoais. A artista vai estar no Maia BD, o Festival Internacional de Banda Desenhada, que irá decorrer naquela cidade entre os dias 23 e 25 de maio 2025. Cátia Mariline foi a autora do cartaz e vai aproveitar o evento para lançar um novo livro, A Aventura do Sapo, em coautoria com André Morgado, contador de histórias e argumentista de banda desenhada.
